© 2020  Do Clique ao Toque, 5ª edição 

25 de Janeiro 2020

FacTeo | UCP - Braga

01

07

120

14:00

DIA
ORADORES
PARTICIPANTES

Os nossos oradores

01

Rui Alberto

Diretor das Edições Salesianas, Doutorado em Teologia Prática

Licenciado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa.

Mestre em pastoral juvenil e catequética pela Universidade Pontifícia Salesiana (Roma). 

Em 2015, obteve o doutoramento em Teologia, com especialidade em Pastoral Juvenil e Catequética, pela Universidade Pontifícia Salesiana de Roma. 

Autor de diversos livros na área da catequese, procura estabelecer pontes entre a evangelização, a educação e a comunicação.

Paula Peres

Docente do ISCAP

Doutorada e pós-doutorada na área das tecnologias educativas

É coordenadora da Unidade de e-Learning e Inovação Pedagógica do Politécnico do Porto (e-IPP), e diretora do curso de pós-graduação em Inovação e Comunicação Digital, em regime de b-learning, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto | P.PORTO. Desempenha atualmente funções de docente na área científica de Sistemas de Informação do ISCAP.

02

03

Lígia Pereira

Diretora do Secretariado de EMRC de Viana do Castelo

Doutoranda em Ciências das Religiões

Licenciatura e mestrado em Ciências Religiosas

Licenciatura em Línguas e Literaturas Europeias

Pós-graduação em Português língua não materna/língua segunda

Doutorada em Ciências das Religiões na Universidade Complutense de Madrid 

Membro da Equipa Nacional de EMRC

Diretora do Secretariado Diocesano de EMRC de Viana do Castelo 

Hugo Martins

Professor na EB 2,3/S Pintor José de Brito, Viana do Castelo

Doutor em Turismo, Lazer e Património

Professor de Português e de História e Geografia de Portugal do ensino básico. Mestre em Supervisão
Pedagógica no Ensino da História. Doutor em Turismo, Lazer e Património pela Universidade de Coimbra.

Os seus interesses de investigação incidem sobre a aquisição no processo de aprendizagem de conceitos estruturantes da História, nomeadamente através do uso de tecnologias digitais bem como no desenvolvimento sustentável das regiões com potencial turístico.

04

05

Adelina Moura

Professora na ES Carlos Amarante, Braga

Doutora em Tecnologia Educativa

Licenciatura em Ensino do Português e Francês, DESE em Administração Escolar, Mestrado em Supervisão Pedagógica do Ensino do Português e Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa. Tem vindo a desenvolver investigação na área do Mobile Learning, com várias publicações em Portugal e no estrangeiro. É docente do ensino básico e secundário, tutora de cursos de formação a distância do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e formadora da formação contínua de professores, em didáticas específicas (Português e Francês) e tecnologia educativa. É investigadora integrada do grupo de I&D – GILT (Games Interaction and Learning Technology), sedeado no Instituto Superior de Engenharia do Porto, e membro do grupo LabTE (Laboratório de Tecnologias Educativas), da Universidade de Coimbra. Colabora com a equipa do PNL2027. 

Ir. Jaime Barbosa

Professor de EMRC, Colégio Marista de Carcavelos

A Aprendizagem Sócio Emocional (Social Emotional Learning), assente num quadro concetual de referência, visa a promoção das competências sociais e emocionais consideradas por muitos educadores como fulcrais para o alcance do sucesso na vida dos nossos alunos. Vários estudos realçam inúmeras vantagens não só no que respeita à aquisição de competências sócio emocionais como também na melhoria das atitudes e resultados académicos. As tecnologias digitais constituem um excelente contributo no currículo das diferentes disciplinas fomentando mais e melhores interações entre professores e alunos e destes entre si.

06

07

Idalina Lourido Santos

Professora na ES Dr. Joaquim Alves, V.N. Gaia

Doutora em Tecnologias Educacionais e Comunicação

Doutora em Ciências da Educação, especialidade em Tecnologias Educacionais e da Comunicação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Mestre em Ciências da Educação – Área de Especialização em Tecnologia Educativa, pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, pós-graduada em Matemática Aplicada à Estatística, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e licenciada em Matemática – Ramo Educacional, pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Investigadora associada ao Laboratório de Tecnologia Educativa (LabTE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Professora de Matemática na Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, Vila Nova de Gaia. Formadora de formadores e de professores. Tem realizado investigação nas áreas da formação de professores e desenvolvimento profissional docente, educação online, plataformas de e-learning e metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Possui várias publicações em atas de encontros científicos, capítulos de livros e artigos em revistas científicas nacionais e internacionais.

 
 

Programa

 25 Janeiro 2020

08:30

Abertura do Secretariado

09:30

Conferência: Educar em rede, conectados.

Doutor Rui Alberto

10:30

Coffe Break

11:00

Conferência: Educação Superior na era Digital: Mitos, desafios, passado e futuro

Doutora Paula Peres

12:30

Almoço

14:30

Workshops

(ver sessões aqui)

17:00

Coffe Break 

17:30

Conferência: O perfil do Aluno: (des)encontros com a EMRC?!

Dr.ª Lígia Pereira

18:00

Prespetivas do trabalho assíncrono/Encerramento

 

Formação Creditada

O encontro, com formação creditada, contempla, para além das 3 conferências,  5 workshops e sessões de trabalho na plataforma moodle onde são apresentadas algumas práticas e, acima de tudo, propostas de utilização dos recursos digitais para a educação e evangelização.

 
 

Luís Miguel Figueiredo Rodrigues 

Licenciou-se em Teologia em 2000 pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Braga. Fez o segundo grau em Teologia na Facultad de Teología "San Dámaso", Madrid, com a especialidade em Teologia Catequética. Concluiu o Mestrado em Ciências da Educação, com especialidade em Pedagogia do e-Learning, em 2014, na Universidade Aberta, Lisboa. Em 2016 concluiu o doutoramento em Teologia, na área da Teologia Prática, na Universidade Católica Portuguesa, com uma tese intitulada O digital no serviço da fé. Formar para uma oportunidade. Atualmente dedica-se à investigação e ensino de matérias de Teologia Prática, na Faculdade de Teologia, da Universidade Católica Portuguesa. A sua pesquisa está focada, primeiro, no amplo fenómeno da transmissão, a partir do desafio que é lançado às religiões em geral, mas estudado a partir da perspectiva cristã.

Sónia Catarina da Silva Cruz

Licenciou-se em Ensino de História pela Universidade do Minho e em História (Investigação) pela mesma instituição. Fez uma especialização em Turismo e Valorização do Património, em 2004 no ISAI. Em 2010 concluiu o doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho com uma tese intitulada Proposta de um Modelo de Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Práticas Lectivas: o aluno de consumidor crítico a produtor de informação online. É professora na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa (Braga) e investigadora no Laboratório de Tecnologia Educativa da Universidade de Coimbra e no Centro de Investigação em Estudos da Criança (Universidade do Minho). As áreas de pesquisa incidem nas tecnologias educativas e na formação de professores.

Entidade Organizadora

Apoios

  • Facebook
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now