top of page
Workshops
Ferramentas digitais para usar na educação não formal
Carlos Novais, Catequista do Sobrado - Diocese do Porto
O Diretório para a Catequese recorda-nos que «no processo do anúncio do Evangelho, a verdadeira questão não é como utilizar as novas tecnologias para evangelizar, mas como se tornar uma presença evangelizadora no continente digital» (DpC 371). Por outro lado, a teorização, e consequente formação, tem-se focado, primordialmente, na educação formal e organizada, nos ambientes escolares ou similares.
Este workshop visa dar resposta a uma lacuna que se vem sentido, que é a de usar os recursos digitais no contexto de educação informal, como seja o caso da catequese, dos grupos de jovens e outros similares.
Escape Room Educativo para fomentar a criatividade e resolução de problemas
Adelina Moura, Professora E.S. Carlos Amarante
Cada vez mais docentes de todo o mundo investem na modalidade Escape Room Educativo (ERE), para enriquecer as estratégias de sala de aula. Os alunos são motivados para a ação e aprendem fazendo. Este tipo de atividades ajuda os docentes na transição digital e no desenvolvimento de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, como a resolução de problemas, o desenvolvimento da criatividade e imaginação, a promoção da coesão de grupo e trabalho em equipa e, essencialmente, a aprender a pensar antes de agir. Melhora o sucesso escolar, pois facilita a imersão dos alunos nas aprendizagens. É também uma forma alternativa de avaliação dos conhecimentos adquiridos. Neste sentido, consideramos fundamental incluir na formação de professores a atualização de conhecimentos, integrando estratégias digitais e a aquisição de competências para a criação de recursos educativos baseados em jogos e gamificação.
Neste Workshop vamos descobrir esta técnica e aprender a criar um Escape Room para a aula de EMRC.
Transforme as suas aulas com o ConceptBoard
Inês Araújo, Membro do LabTE
Transforme as suas aulas para de forma colaborativa criar momentos de debate, Brainstorming, organização de informação e dinamize trabalho de projeto. Através do ConceptBoard pode criar um espaço online onde os seus alunos podem colaborar e debater os conteúdos. Esta ferramenta dispõe de vários modelos de organização de informação para que possa apresentar conteúdos ou solicitar aos alunos para organizar informação ou mesmo um trabalho de projeto.
Avaliação online
Hugo Martins, Professor EB/S Pintor José de Brito
A app Wizer.me é uma excelente ferramenta que possibilita ao professor criar questionários interativos de múltipla escolha ou de perguntas abertas, tarefas de expressão escrita ou imagens reutilizando questões das suas fichas de avaliação/questionários.
O resultado é visualmente agradável pois permite adicionar fotos, vídeos e áudios. Depois de criado é partilhado online e o professor pode monitorizar a evolução dos alunos nas tarefas criadas.
Neste Workshop vamos aprender a criar instrumentos de avaliação online com base no trabalho que os professores já possuem.
bottom of page